Simuladão gratuito Raio-x do Enem

O uso de simulados nos estudos para o ENEM é imprescindível. Após o treino é possível diagnosticar quais conteúdos merecem mais atenção do aluno, definir qual a melhor estratégia de prova pra se ter um bom resultado e como organizar o tempo de prova, pra não ter que chutar nenhuma questão.

O aluno que evita fazer simulados por medo de expor seus pontos fracos não está fazendo uma boa escolha. Em vez de pensar que o simulado é uma fonte de frustração é muito importante pensar que ele é uma fonte de oportunidade.

Mas como conseguir desenvolver o hábito de fazer simulados? Algumas dicas que ajudam muito.

  1. Planeje quantos simulados você fará por mês. Com a clareza das metas fica mais fácil cumpri-las.
  2. Intercale os simulados do primeiro e segundo dia de provas do Enem. Você precisa buscar um bom resultado em todas as provas.
  3. Tenha um dia fixo para a realização do simulado e, se possível, no mesmo período do dia que a prova acontece. O seu rendimento no período da manhã é diferente do período da tarde.
  4. Se organize para ter no simulado o mesmo tempo disponível no dia da prova do Enem. Não se engane com o tempo.
  5. Combine com as pessoas que você convive pra não te incomodarem no tempo que estará no simulado. As interrupções que fizer precisam ser correspondentes às que terá no dia da prova: lanche e banheiro.
  6. Faça o simulado treinando a estratégia de prova que você utilizará no dia do Enem. É muito importante chegar na prova com toda a estratégia, que responderá a prova, testada. Assim, você evitará surpresas e manterá sua ansiedade sob controle.

Caso você tenha dificuldade de encontrar simulados, utilize provas antigas do Enem a partir de 2013. É possível encontra-las facilmente no site do Inep ou na Internet.

O importante é não ficar sem treinar!